Esta foi a minha primeira viagem de bicicleta e como tudo nesta nossa vida, a primeira vez que se faz uma determinada coisa, como não se tem experiência de nada, acabamos sofrendo um pouco em todos os sentidos...
Comprei uma bicicleta KHS do meu irmão e ele comprou uma CANNONDALE e sem muito planejamento, apenas com um mapa e um roteiro, algumas peças de roupa, mas muita vontade de atravessar a metade do Brasil, do Centro Oeste ao Sul do país, colocamos nossas bicicletas na estrada no dia 03 de janeiro de 2004...
Leia abaixo a transcrição completa da viagem...
DIÁRIO DE BORDO
03/Janeiro/2004
(sábado) – 1º dia:
Saímos de
Brasília às 08:30 horas com tempo nublado, mas com sol. A turma toda nos
acompanhou até o Posto Policial do Recanto das Emas. Foi todo mundo: a Iara
(minha mãe), o Narcélio (um amigo), a “Neca” (minha irmã), o Jerson (meu
cunhado), a Gislene (esposa do Jerson), a Jane (minha esposa), o Afonso e a
Sheyva (meus filhos) e a Anita (minha cachorrinha)!!
Do Posto
Policial, prosseguimos sozinhos, eu e meu irmão Emerson. Muito sol e muito
calor até Alexânia. O pneu do meu irmão furou em Alexânia (em frente à uma
borracharia). Quarenta minutos para arrumar! Durante o conserto do pneu,
começou a chover (fraco). Saímos da borracharia com chuva, foi muito melhor do
que o calor que estava! (prefiro a chuva!!).
Pedalamos com
chuva até antes de passar-mos pelo “Gerivá”. Chegamos em Abadiânia com tempo
nublado, às 17:30 horas.
Agora são 21:10
horas, já jantamos, nossas roupas estão secando no varal, chove lá fora
(estamos no hotel, esqueci de escrever isso, he, he...).
Estamos
assistindo novela e vamos dormir daqui à pouco. Pedalamos 130 Km hoje. Estou
cansado!
Velocidade
Máxima: 52 Km/h.
Odômetro Geral:
132.8 Km.
Distância: 130.41
Km.
Tempo: 7 horas 6
minutos 51 segundos
Velocidade Média:
18.3 Km/h.
04/Janeiro/2004
(domingo) – 2º dia:
Saímos de Abadiânia às 08:20 horas com tempo
nublado. Tomamos café em uma padaria, pois no hotel não serviam café aos
domingos. O sol abriu em alguns instantes, mas logo veio a chuva. Lanchamos em
um posto de gasolina perto de Anápolis (uma senhora confundiu a bandeira do Rio
Grande do Sul com a de Portugal).
Chegamos em
Goiânia às 14:00 horas (com a chuva já acabando).
Nossa turma
chegou junto com a gente; eles resolveram vir até Goiânia também, pois nesta
capital temos o primo Robson que mora aqui e como vamos dormir na casa dele
esta noite...
Logo abriu o
sol, então eu, minha esposa, meu cunhado e a Mara (minha prima), fomos visitar
o Tio João e a “Tutinha” parentes da minha esposa. Achei o “seu João” muito
inchado (ele tem doença de chagas). Deus o abençoe!!
O Robson fez um
churrasco à noite. Minha garganta está meio irritada. Acho que estou menos
cansado do que ontem. Fui dormir às 23:30 horas.
DADOS DO COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 59,5 Km/h.
Odômetro Geral:
233.3 Km.
Distância: 100.46
Km.
Tempo: 4 horas 58
minutos 51 segundos
Velocidade Média:
20.1 Km/h.
05/Janeiro/2004
(segunda-feira) – 3º dia:
Saímos de Goiânia às 08:30 horas. O Robson levantou
cedo e preparou um café da manhã daqueles!
Quanto à jornada
de hoje, foi a mais difícil até agora. Muito, mas muito calor mesmo! O tempo
estava meio nublado mas completamente abafado. A estrada logo que sai de
Goiânia está boa, mas logo ela fica horrível: acostamento muito precário e às
vezes inexistente. Em dois ou três trechos, a estrada está em fase de
duplicação; nestes momentos entrávamos na estrada “nova” que ainda não foi
liberada para o trânsito (a viagem rende muito mais).
Chegamos em
Morrinhos às 17:30 horas. Achei que não agüentaria chegar. Cansei muito mesmo,
comecei a sentir dores musculares nas coxas e iniciou-se um quadro de
resfriado.
Na hora em que
eu e meu irmão fomos jantar, comprei Apracur e tomei dois comprimidos; espero
que melhore.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 55 Km/h.
Odômetro Geral:
365.2 Km.
Distância: 131.77
Km.
Tempo: 7 horas 28
minutos 56 segundos
Velocidade Média:
17.6 Km/h.
Foi um dia de pedalada que não cansei. Asfalto
precário, quase sem acostamento (duplicação interditada em um bom trecho do
percurso). Um pouco antes de entrarmos na cidade de Itumbiara, o pneu do meu
irmão furou. Às 16:30 horas chegamos na casa do Boaventura (um amigo) que
ofereceu pernoite.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 48 Km/h.
Odômetro Geral:
464.5 Km.
Distância: 99.24
Km.
Tempo: 5 horas 44
minutos 28 segundos
Velocidade Média:
17.3 Km/h.
07/Janeiro/2004
(quarta-feira) – 5º dia:
Pela manhã tomamos café com a família do Boaventura,
batemos umas fotos e o “Boa” (apelido), foi nos levar até a BR-153, também de
bicicleta, (fizemos um “tour” por Itumbiara na saída), cidade bem bonita com um
“baita” rio e uma ponte que foi construída em 1908!!
Seguimos viagem
com tempo bem nublado (uma beleza)!! Quando estávamos à mais ou menos 25 Km de
Itumbiara o meu irmão consertou a câmara de ar em uma borracharia. Mais uns 20
Km para frente furou o pneu da minha bicicleta (um prego!!) – o primeiro furo
da viagem!... Consertamos o pneu no “Trevão”, onde tem um posto grande e um
pequeno vilarejo. Deste posto falei com a Jane e um pouquinho com a mãe;
almoçamos e tocamos viagem. Faltavam 50 Km para Prata, nosso pouso.
Depois de 3Km do
“Trevão”, acabou o acostamento, tivemos que prosseguir pela pista, foi o
momento da viagem em que fiquei mais tenso e confesso senti um certo medo em
alguns momentos. Muitos caminhões, alguns deles passando bem pertinho da gente.
(foi terrível !). Fomos assim até quase chegar em Prata (sem acostamento).
Muito calor pela tarde (sol) e muita subida!!
Passamos por um
pessoal do Exército antes de chegarmos em Prata. Tomamos banho de piscina
quando chegamos no hotel, muito bonito por sinal... Para registro, chegamos na
cidade às 18:15 horas.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 50.5 Km/h.
Odômetro Geral:
587.2 Km.
Distância: 122.66
Km.
Tempo: 7 horas 53
minutos 38 segundos
Velocidade Média:
15.5 Km/h.
08/Janeiro/2004
(quinta-feira) – 6º dia:
Saímos de Prata
às 08:45 horas com tempo nublado e até um pouco frio. Batemos algumas fotos na
saída. Até agora foi o dia mais tranqüilo da viagem. O tempo ficou nublado até
chegarmos em Frutal, bem melhor sem o sol nos torrando, pois mesmo com proteção
solar “é brabo” !
O pai do
Boaventura é motorista de ônibus, encontramos com ele em Itumbiara e no dia que
saímos daquela cidade, ele foi fazer uma linha para São Paulo (em uma cidade do
interior) e passou por nós ontem. Hoje ele passou por nós, já voltando; parou o
ônibus na estrada e nos presenteou com quatro copos de água mineral bem gelada.
VALEU PAI DO “BOA” !!!
Chegamos em
Frutal às 16:00 horas bem descansados, embora tenhamos pedalado 108 Km hoje,
pois a maior parte do tempo tivemos o relevo ao nosso favor com algumas subidas
leves apenas.
Quando chegamos
na cidade, depois de hospedarmo-nos (caramba hein!! O cara arrebentou no
português, fala aí !!) no “Hotel Goiano”, fomos tomar um sorvete. Jantamos
lasanha e salada.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 52.5 Km/h.
Odômetro Geral:
695.4 Km.
Distância: 108.12
Km.
Tempo: 5 horas 51
minutos 22 segundos
Velocidade Média:
18.5 Km/h.
09/Janeiro/2004
(sexta-feira) – 7º dia
Saímos de Frutal com excelente tempo (nublado), às
08:05 horas. A parte da manhã rendeu muito. Atravessamos a divisa de estado
Minas Gerais/São Paulo às 11:35 horas, depois de 52 Km de pedaladas. Fizemos
uma parada do outro lado da ponte, que divide os dois estados. Daí para frente
acabou o acostamento e às 12:18 horas a chuva veio forte. Muitos caminhões. Perdi
o controle da bicicleta, pois havia um “degrau” (entre pista e acostamento)
muito alto; o pneu da frente caiu no “degrau” e escorregou na lama, em
conseqüência caí, me apoiando com a mão direita no chão. O meu calcanhar
direito raspou no asfalto, pois a sandália já havia arrebentado; o guidão bateu
com o lado direito no chão quebrando o espelho direito e rachando o bar-end
direito; o bar-end esquerdo entortou. Como caí no meio da pista, me levantei
rapidamente e fui para o acostamento para sair do caminho dos caminhões e
avaliar os danos. Com a Bike foi o que aconteceu; comigo, por incrível que
pareça, não houve nada (nem um arranhão!!). O meu irmão não viu nada pois
estava à mais ou menos uns quarenta metros à frente. Agradeço à Deus por ter me
guardado neste momento...
Prosseguimos com
chuva forte e sem acostamento por mais 30 Km, depois a estrada ficou boa e a
chuva ficou fraca. Chegamos no hotel em São José do Rio Preto, às 16:50 horas.
Costurei minha
sandália à noite.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade Máxima:
43 Km/h.
Odômetro Geral:
816.8 Km.
Distância: 121.25
Km.
Tempo: 6 horas 49
minutos 29 segundos
Velocidade Média:
17.8 Km/h.
10/Janeiro/2004
(sábado) – 8º dia:
Saímos de São José do Rio Preto às 09:10 horas, um
pouco mais tarde, pois o café da manhã do “Hotel Nacional Plaza Inn”, estava
muito bom!
O tempo estava nublado, mas logo abriu. 15 Km depois
de São José do Rio Preto o acostamento acabou, tivemos que passar para o outro
lado da pista (na contra-mão) e por várias vezes tivemos que “literalmente”
entrar no mato e parar por causa dos caminhões (nossos inimigos). Depois que
passamos pelo Rio Tietê o asfalto ficou bom e o acostamento voltou a aparecer,
mas só por uns 5 Km, depois voltou como antes.
Paramos em um posto de gasolina para lanchar (a cada
duas horas de pedaladas) e encontramos um senhor que estava indo de bicicleta
“Barra Circular” (bem velhinha) com um monte de sacos e tralhas. A viagem do
homem: de Marília – SP ao Pará. Batemos um papo e ele seguiu viagem e nós
também.
20 Km antes de chegarmos em Lins o meu pneu traseiro
furou pela segunda vez, bem em frente à um acampamento do “MST” (Movimento dos
Sem Terra); juntou um monte de crianças enquanto trocamos a câmara de ar.
Arrumamos a câmara furada em um posto e chegamos em Lins às 18:30 horas. Antes
de entrarmos na cidade, tomamos 1 litro de caldo-de-cana cada um !! (é verdade
!!). Encontramos um ciclista chamado Eduardo, já dentro da cidade, batemos um
papo com ele e fomos para o hotel.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 45 Km/h.
Odômetro Geral:
943.3 Km.
Distância: 126.36
Km.
Tempo: 7 horas 36
minutos 31 segundos
Velocidade Média:
16.6 Km/h.
11/Janeiro/2004
(domingo) – 9º dia:
Saímos de Lins às 08:50 horas com um sol fortíssimo
que nos acompanhou o dia inteiro. Liguei para a Jane 10 Km depois de Lins para
desejar boa sorte na prova para a Polícia Rodoviária Federal. Mais 10 Km à
frente o pneu do meu irmão furou novamente; ainda bem que tinha a sombra de uma
árvore por perto, UFA!!...
Tocamos viagem
com muita subida e muito calor (derretemos literalmente!). Paramos em um posto
de gasolina onde tinha uma churrascaria e boa sombra, mas nada de churrasco, só
o nosso lanche habitual. Neste lugar tive que trocar a bagagem do alforge
esquerdo para o direito e vice-versa, pois o do lado esquerdo estava quase
pegando nos raios (resolveu!). Meu irmão consertou a câmara de ar e
prosseguimos. Nota: mais ou menos uns 14 Km após sairmos de Lins, o acostamento
“findou-se” (parece que o pessoal de SAMPA não gosta deles, he, he!!).
Faltando uns 10
Km para Marília paramos em uma “birosca” na beira da estrada, para tomarmos um
caldo-de-cana; havia uns policiais rodoviários parados por ali. Conversamos um
pouco com eles, que acabaram nos indicando um bom e barato hotel em Marília;
falou pessoal da Polícia Rodoviária!! Chegando em Marília, paramos em um posto
de gasolina para tomarmos um “Gatorade”, (estava calor!).
O meu “firma-pé”
do lado direito caiu, quando chegamos no hotel consegui arrumá-lo. Ficamos em
um hotel ao lado da BR.
Nota: quando o
relógio marcou 14:00 horas rezei bastante para a minha esposa (prova/polícia) e
ao mesmo tempo comemorei bastante no meio da estrada pois neste mesmo horário
fechamos 1000 Km de viagem!!
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 47.5 Km/h.
Odômetro Geral:
1.019.7 Km.
Distância: 76.04
Km.
Tempo: 5 horas 04
minutos 56 segundos
Velocidade Média: 15 Km/h.
12/Janeiro/2004
(segunda-feira) – 10º dia:
Saímos de Marília às 08:30 horas com sol forte.
Durante a noite no hotel passei mal (diarréia), tomei dois comprimidos de
Imosec. Pela manhã ainda estava ruim, tomei mais três comprimidos, quase não
tomei café no hotel. Durante as primeiras horas da manhã, meu estômago começou
a doer (foi horrível), a viagem não rendeu. Os poucos postos de gasolina que
existem entre Marília e Ourinhos, não vendem “Sonrizal”, acabei tomando uma
água tônica que ajudou bastante.
Às 14:55 horas o pneu do meu irmão esvaziou
(problemas na válvula). Quando ele estava recolocando a roda traseira no lugar,
quebrou o eixo traseiro “blocagem” (muita força aplicada “eu acho”).
Ficamos desesperados, revoltados, chateados, etc... Estávamos “no meio do
nada”. Tiramos tudo de dentro dos alforges do meu irmão e acondicionamos na
minha bagagem do jeito que deu e começamos a empurrar as bicicletas pela
estrada. Deus é muito bom. Não demorou nem quinze minutos e passou um gol de
uma companhia elétrica de Ourinhos, o carro tinha um bagageiro grande em cima
(desses de levar escadas para subir em postes), fizemos sinal e o cidadão parou
para nos socorrer. Depois de explicar à ele a situação, o mesmo concordou de
imediato em nos ajudar. Colocamos a bicicleta do meu irmão no bagageiro e toda
a nossa bagagem no porta-malas do carro. Meu irmão prosseguiu até Ourinhos no
carro e eu pedalei (sem carga) por 37 Km até chegar na cidade. Chegando lá o
“mano” já havia consertado a sua bike e veio me esperar na chegada. Agradeço ao
pessoal da Companhia de eletricidade de Ourinhos pelo apoio prestado,
infelizmente não lembro do nome deste personagem que teve um importante papel
na nossa viagem.
Nota: cheguei às 17:30 horas.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 49 Km/h.
Odômetro Geral:
1.125.7 Km.
Distância: 105.88
Km.
Tempo: 7 horas 15
minutos 18 segundos
Velocidade Média:
14.5 Km/h.
13/Janeiro/2004
(terça-feira) – 11º dia:
Partimos de Ourinhos às 09:30 horas, já bem tarde
pois tivemos que esperar que o Correio abrisse para despachar a sapatilha e
algumas roupas do meu irmão e o meu celular com o carregador, pois o celular à
cartão não funciona mais por aqui. Logo na saída da cidade cruzamos a divisa de
estados São Paulo/Paraná; um rio muito bonito e grande divide os dois estados
neste ponto. Logo que entramos no Paraná o asfalto ficou muito bom e com
acostamento. Muitas plantações de cana-de-açucar; o sol estava “torrante”,
mesmo passando muita proteção solar, nos queimamos um pouco.
Em determinados
momentos, borboletas nos acompanhavam, voando em volta das bikes, muito legal!
Tivemos um dia com muitas subidas, pois tudo o que descemos até agora, estamos
subindo de novo porque a altitude de Ponta Grossa é de 969 metros acima do
nível do mar, enquanto que a de Brasília é de 1.171 metros, uma diferença muito
pequena!
Foi um dia
cansativo mas sem problemas com as bikes. Nos últimos 30 Km o asfalto piorou
bastante nos atrasando muito. Avistamos a primeira Araucária já quase na
chegada em Siqueira Campos (cidade do nosso pernoite neste 11º dia de
aventura). Ficamos em uma pousada bem ao lado da rodovia (PR 092), pois
abandonamos a BR 153 faltando 45 Km para chegarmos até aqui. Ficamos em quartos
separados com direito à “Café Colonial” pela manhã, (uma tradição aqui na
Região Sul). Tudo o que você possa imaginar de comidas e bebidas é o que compõe
o cardápio de um bom Café Colonial, inclusive vinho!
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 48 Km/h.
Odômetro Geral:
1.240.5 Km.
Distância: 114.80
Km.
Tempo: 7 horas 32
minutos 01 segundo
Velocidade Média:
15.2 Km/h.
14/Janeiro/2004
(quarta-feira) – 12º dia:
Partimos de Siqueira Campos às 08:40 horas com tempo
quente, algumas nuvens mas muito agradável. A noite passada me deu uma saudade
muito grande da minha esposa e dos meus filhos, adoro aqueles três!
Pegamos estrada
ruim o dia inteiro, muito buraco e acostamento péssimo. Chegamos em Jaguariaíva
às 15:30 horas. Nos hospedamos em um hotel que mais parece uma casa,
(apartamentos no térreo – um ao lado do outro), com “quintal” e tudo! Lavamos
nossas roupas e demos um trato nas bicicletas (lavamos toda a “relação” –
catraca e pedivela com querosene), depois demos um banho nas “mulas”, com sabão
e tudo, elas merecem depois de mais da metade da viagem ter sido completada!
Uma lubrificada legal e estavam prontas para a outra metade da jornada. Como já
mencionei, o hotel nos deu condições para que pudéssemos realizar esta
manutenção, creio que o ideal seria de 7 em 7 dias.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 42 Km/h.
Odômetro Geral:
1.326.6 Km.
Distância: 86.10
Km.
Tempo: 5 horas 46
minutos 52 segundos
Velocidade Média:
15 Km/h.
15/Janeiro/2004
(quinta-feira) – 13º dia:
A roda dianteira da minha bicicleta começou a
engolir os kilômetros da estrada às 08:25 horas saindo de Jaguariaíva.
Começamos logo com pista muito boa. Quando chegamos em um vilarejo chamado “Boa
Vista da Vassoura”, a pista duplica-se e continua assim até Florianópolis – SC.
Passamos por
paisagens que parecem ter sido tiradas dos filmes norte-americanos (grandes
vales com plantações de pinheiros e rios com pedras e corredeiras cortando por
entre os vales), muito lindo! Começou a aparecer pelo caminho, muitas pedras,
pedras enormes, pois estamos nos aproximando do Parque Estadual de Vila Velha,
que fica à 26 Km depois de Ponta Grossa, com formações rochosas de cerca de 350
milhões de anos!!
Principalmente
no estado de São Paulo, mas também no Paraná, pude observar que “nas margens”
dos acostamentos brotam pés de milho. Os grãos caem dos caminhões “aos montes”
quando estão sendo transportados; alguns ficam no acostamento, mas os que dão
sorte encontram a terra e a vida! Acredito que grande parte da safra de grãos é
desperdiçada desta maneira. Encontramos também em todos esses dias de viagem,
até aqui, muitos animais mortos nas rodovias: Gambás, cobras, tatus, pássaros,
cachorros, gatos, lobos, gado, etc... O vencedor de todos foi o Tatu!
Chegamos em
Ponta Grossa às 17:10 horas, dormimos
por aqui esta noite.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 50 Km/h.
Odômetro Geral:
1.451.7 Km.
Distância: 126.38
Km.
Tempo: 7 horas 45
minutos 54 segundos
Velocidade Média:
16.2 Km/h.
16/Janeiro/2004
(sexta-feira) – 14º dia:
Botamos o pé na estrada às 08:40 horas, saindo de
Ponta Grossa com tempo nublado com o sol aparecendo às vezes. Pedalamos o dia
todo com muitas subidas. 26 Km depois de Ponta Grossa, passamos pela entrada do
Parque Estadual de Vila Velha. Fiquei emocionado pois pude avistar ao longe a
formação rochosa “A Taça”; estive ao lado dela com o meu pai quando eu ainda
tinha apenas nove anos de idade. Mais à frente vi uma coisa inacreditável: um
filhote de jacaré. Ele estava em um “banhado” na beira da estrada; quando
passamos ele saiu correndo subindo um pequeno barranco e sumiu nas moitas. Ele
era maior que o guidão da minha bicicleta! Fiquei impressionado e o meu irmão
nem viu o bicho !!
Vimos muitas
hortências pelo caminho, muitas mesmo! Existem muitas nascentes de água potável
na beira da estrada neste trecho e muitos rios, quase um ao lado do outro!!
Chegamos na
capital do Paraná às 17:30 horas. Depois de nos instalarmos em um hotel, fomos
dar um passeio pela cidade. Curitiba é um exemplo de capital para todo o mundo:
tudo muito organizado, moderno, limpo, povo educado, uma cidade modelo.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 44 Km/h.
Odômetro Geral:
1.575.6 Km.
Distância: 123.91
Km.
Tempo: 7 horas 49
minutos 40 segundos
Velocidade Média:
15.8 Km/h.
17/Janeiro/2004
(sábado) – 15º dia:
Abandonamos Curitiba, capital do Paraná, às 08:50
horas, com tempo parcialmente nublado e um vento frio. O sol esquentou logo em
seguida e a estrada foi nos levando para mais perto do litoral, com subidas
leves e algumas descidas. Muitas motos passaram por nós, de todos os tipos...
Carros de argentinos, bugres, jipes carregando pranchas de Surf (é a galera
rumo ao mar!!). Hoje passamos por um porco-espinho morto no acostamento (mais
um bicho para a lista!). Pedalamos por 73 Km depois de Curitiba até chegarmos
na descida da Serra do Mar. Quando começamos a descer, foram 15 Km de descida
vertiginosa (sem pedalar uma só vez, só segurando no freio); o visual é
fantástico, os morros, os rios com água bem corrente entre pedras, etc...
Ultrapassamos
dois caminhões na descida, pois eles vão bem devagar. Depois da serra vem
algumas subidas bem pequenas e continuamos a descer bastante durante muito
tempo, até praticamente a chegada em Joinville. Esta é uma cidade totalmente
diferente; é uma colônia alemã e todas as construções da cidade são no estilo
deste povo. Na entrada para a cidade existe um moinho e o próprio “pórtico”
(construção feita na entrada de uma cidade, com o nome da mesma e com desejos
de boas vindas), te dá a impressão de que você está entrando em uma vila
medieval. Chegamos em Joinville às 17:15 horas.
Espero que os
próximos dias e últimos desta nossa viagem transcorram em paz, que Deus nos
ilumine e guie nossas bikes com segurança e não aconteça mais nenhuma quebra!
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 52 Km/h.
Odômetro Geral:
1.714.9 Km.
Distância: 139.28
Km.
Tempo: 7 horas 12
minutos 11 segundos
Velocidade Média:
19.3 Km/h.
18/Janeiro/2004
(domingo) – 16º dia:
Largamos o pé no pedal às 08:37 horas, saindo de
Joinville com um tempo bem nublado. Na saída do hotel, a dona nos deu um terço
para cada um, abençoado pelo padre daquela comunidade; coloquei o meu no guidão
da bike. A chuva não demorou a cair, veio bem fraca, era mais uma garoa.
Colocamos as capas de chuva, mas São Pedro viu e resolveu “desligar” a chuva só
de brincadeira; (tiramos as capas...). Mais uns 5 Km e começou a garoa de novo,
daí resolvemos que iríamos era sem capa mesmo (ora que coisa!). Mas logo ela
foi embora de vez e veio o sol. O dia de hoje foi uma pedalada de mais ou menos
80% de terreno plano, em conseqüência tivemos um rendimento muito bom. Paramos
no Posto Sinuello, onde existe uma réplica de uma Caravela da época do
descobrimento do Brasil, batemos fotos é claro...
Quase chegando
em Balneário Camboriú, paramos para fazer uma ligação para casa, (um alô para o
pessoal). Neste trecho da estrada (mais ou menos 20 Km antes de “Camboriú”)
existe uma lanchonete chamada “Mundo das Placas”, todo o estabelecimento
é coberto por mais de 30.000 placas de carro do mundo inteiro!! Muito legal!
Esta loja saiu até no “Guiness Book” – o Livro dos Récordes.
Às 12:05 horas
avistamos o Oceano Atlântico à nossa esquerda, quando passávamos na cidade de
Barra Velha – SC. Conseguimos chegar cedo em Balneário Camboriú (15:30 horas).
Nos instalamos em um hotel barato, pois estava tudo lotado (alta temporada), e
em seguida fomos para a praia tomar um banho de mar. Eu e meu irmão demos uma
volta pela cidade, fizemos um lanche, assistimos a um show de música ao vivo
(na beira da praia) de um grupo de índios peruanos, compramos algumas frutas
para o dia seguinte e fomos para o hotel felizes da vida!...
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 45 Km/h.
Odômetro Geral:
1.821.7 Km.
Distância: 106.74
Km.
Tempo: 5 horas 19
minutos 18 segundos
Velocidade Média:
20.1 Km/h.
19/Janeiro/2004
(segunda-feira) – 17º dia:
Botamos as bikes na estrada, saindo do “Hotel
Dinamarca”, às 08:40 horas, depois de tomarmos café em uma padaria próxima. Dia
de sol e chuva fraca, muito nublado no início. Passamos por um túnel chamado
“Túnel do Morro do Boi”, com 1 Km de extensão por dentro do morro, muito
bacana!! Mais adiante paramos em uma praia que fica atrás de um posto da
Polícia Rodoviária Federal para batermos umas fotos, lugar muito bonito. Alguns
kilômetros depois fizemos um lanche embaixo de um avião japonês do ano de 1966,
o ZX11, um avião comercial que foi transformado em uma pizzaria.
Foi um dia de
kilometragem razoavelmente alta mas sem muito esforço, pois esta região do
litoral é bastante plana. Quando chegamos em Florianópolis eram 13:00 horas,
muito cedo para pararmos; eu e meu irmão resolvemos então alterar o roteiro e
seguir viagem até “Guarda do Embaú” (42 Km depois da capital); chegamos lá por
volta das 16:00 horas; Guarda do Embaú é uma praia bem pequena mas muito linda,
com ilhas, pedras na praia, morros, etc... Batemos muitas fotos bonitas por
ali; muitos hippies, argentinos, americanos, nós, uma mistura de turistas...
Para registro: o
meu pneu traseiro furou pela terceira vez quando estávamos passando por
Florianópolis. Consertamos em uma borracharia antes mesmo de sairmos da cidade.
Saudade de
casa...
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 42.5 Km/h.
Odômetro Geral:
1.949.5 Km.
Distância: 127.77
Km.
Tempo: 6 horas 58
minutos 32 segundos
Velocidade Média:
18.3 Km/h.
20/Janeiro/2004
(terça-feira) – 18º dia:
Nos atiramos na estrada às 11:10 horas da manhã, dia
em que saímos mais tarde, mas foi por uma boa causa: resolvemos fazer um
passeio ecológico pelo litoral da região registrando em fotos a beleza que os
nossos olhos viam. Valeu!! Deixamos para trás uma das praias mais bonitas que
já conheci (Guarda do Embaú – SC).
O tempo estava fechadão com chuva fina e rajadas de
vento Leste. Acostamento precário. Às vezes a chuva passava e abria um sol
tímido, mas logo a chuva nos lembrava que o dia era dela! O pneu traseiro do
meu irmão furou hoje, a sorte é que na hora a chuva esqueceu de nós. Faltando
uns 25 Km para chegarmos em Laguna, nosso ponto de pouso para esta terça-feira
(20 de Janeiro), o acostamento ficou melhor e o terreno mais plano, conseguimos
manter uma velocidade constante de 30 a 34 Km/h, com isso tivemos o melhor
rendimento “parcial” da viagem até o momento. Meu irmão e eu achávamos que
fôssemos pegar noite na estrada, pois saímos tarde, mas conseguimos entrar no
acesso para Laguna às 17:00 horas. Pedalamos dentro da cidade por mais 11 Km
até chegarmos no hotel, mas valeu à pena, do nosso quarto tínhamos uma vista
maravilhosa do mar, pois o “Hotel Beira Mar” fica ... (não precisa nem
dizer).
Muito frio e chuva fina à noite. Liguei para minha
esposa para desejar boa viagem para ela, para meus filhos e para minha mãe,
(eles saem de Brasília amanhã bem cedo, para nos encontrar em “Torres” na
quinta-feira). Que Deus abençoe a nossa galera!
Para registro: Ultrapassamos hoje os 2.000 Km !!!
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 43 Km/h.
Odômetro Geral:
2.041.5 Km.
Distância: 92.02
Km.
Tempo: 4 horas 54
minutos 43 segundos
Velocidade Média:
18.8 Km/h.
21/Janeiro/2004
(quarta-feira) – 19º dia:
Apontamos nossas rodas dianteiras para o Sul,
partindo de Laguna às 09:50 horas com tempo extremamente fechado e chuva fina.
Já saímos de capa de chuva e pedalamos com elas por mais de 20 Km até tirarmos.
Neste momento a chuva parou. Daí para frente até chegarmos em “Rincão”, (nosso
próximo pouso), o tempo ficaria completamente nublado. Não vimos o sol hoje !!
Depois de 38 Km
de jornada, encontramos dois ciclistas (gaúchos também), estavam viajando de
Porto Alegre para Florianópolis; conversamos na estrada por mais ou menos meia
hora, trocamos bastante idéias, telefones, e-mails e tiramos algumas fotos.
Levavam até barraca (a viagem fica mais econômica), uns caras legais. Valeu “irmãos
do pedal” !!
Continuamos com
um acostamento bem ruim, até a duplicação da estrada 11 Km antes de “Içara-SC”.
Tivemos algumas subidas leves e conseguimos chegar em Rincão às 15:50 horas. A
cidade lembra muito Capão da Canoa (praia do Rio Grande do Sul) – nosso destino
final nesta viagem. O litoral é bem reto, existe uma Plataforma Continental na
praia, as casas são parecidas com as dos Estados Unidos (muros bem baixinhos e
casas muito bonitas).
Consegui falar
com a nossa família que vem ao nosso encontro; eles estão em Wenceslau Braz –
PR e estão bem.
Que Deus nos
guarde a todos nestes momentos finais desta grande aventura.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 46 Km/h.
Odômetro Geral:
2.135.6 Km.
Distância: 93.87
Km.
Tempo: 4 horas 43
minutos 55 segundos
Velocidade Média:
19.8 Km/h.
22/Janeiro/2004
(quinta-feira) – 20º dia:
Nos “bandeamos” para o lado de Torres saindo de
Rincão às 08:50 horas com sol, tempo bem aberto e bastante calor, (o oposto do
dia de ontem). Em uma de nossas paradas para o lanche, em um posto de gasolina,
encontrei um amigo de Brasília (Dulôr e sua esposa) estavam voltando do
interior do nosso Rio Grande do Sul para o Centro-Oeste, meu irmão bateu uma
foto nossa. Muitas subidas (leves mas chatas), pois pegamos muito vento contra.
Acostamento razoável com alguns calombos e buracos pequenos. Encontramos um
cara dos Correios em “outro posto de gasolina”, ele é cicloturista também e
pedala por locais desertos, (fora das rodovias), parece ser legal, menos
perigoso talvez...
Cruzamos a
divisa de estados de Santa Catarina com o Rio Grande de Sul às 15:30 horas,
(fotos e muita emoção)...
Chegamos em
Torres às 16:00 horas, com tempo bom e bem antes do “pessoal”. Nossa família
chegou na cidade às 19:40 horas, eu e meu irmão já tínhamos até tomado banho de
mar !!
Demos uma volta
na cidade à noite, lanchamos e fomos dormir às 23:30 horas.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 39 Km/h.
Odômetro Geral:
2.248.1 Km.
Distância: 112.51
Km.
Tempo: 5 horas 34
minutos 15 segundos
Velocidade Média:
20.2 Km/h.
23/Janeiro/2004
(sexta-feira) – 21º dia:
“Último dia
de nossa viagem” !!!
Abandonamos Torres às 10:00 horas e pegamos a
“Estrada do Mar” ou “Interpraias”, como é chamada esta estrada litorânea aqui
no Sul.
Nossa família
ficou em Torres para curtir a praia até mais tarde.
A Estrada do Mar
é reta, não tem nenhuma subida ou descida, um asfalto maravilhoso!! Pegamos um
vento moderado vindo do mar (leste/oeste); foi uma pedalada “tranquilíssima” e
posso afirmar: foi um (passeio ciclístico). Todos os momentos difíceis que
passamos durante estas três semanas, foram compensados no dia de hoje. Não
tivemos esforço praticamente nenhum. No início, nos entusiasmamos e fizemos uma
puxada forte, girando nos 30 - 33Km/h, quando chegamos na metade do caminho (35
Km), ligamos para o pessoal e eles ainda estavam em Torres, na praia...
Resolvemos então fazer uma parada em um “bulicho” (venda, birosca...), na beira
da estrada e fazer um lanche, pois faltavam apenas 30 Km para Capão da Canoa e
a nossa idéia era de chegarmos todos juntos na casa do meu tio.
Deste momento em
diante fomos bem devagar, esperando “a turma”. Eles cruzaram por nós faltando
apenas 5 Km para a entrada da cidade; pararam; nos deram um iogurte para repor as
energias na reta final, e como falam os goianos: “tocamos viagem para acabar de
chegar”. Na entrada de Capão da Canoa, nosso primo Paulo de Tarso já nos
esperava com sua bicicleta. Tiramos algumas fotos no “pórtico” da cidade e
fomos escoltados pelo primo Tarso pelas ruas desta cidade praiana do nosso
estado.
Às 14:00 horas
em ponto, entramos no portão da casa do meu tio Eni e na história do
cicloturismo.
DADOS DO
COMPUTADOR:
Velocidade
Máxima: 43 Km/h.
Odômetro Geral:
2.314.6 Km.
Distância: 66.43
Km.
Tempo: 2 horas 52
minutos 02 segundos
Velocidade Média:
23.2 Km/h.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Após 2.314.6
(dois mil trezentos e quatorze kilômetros e seiscentos metros), concluímos
nossa grande jornada pela metade do nosso país, do Centro-Oeste brasileiro até
o Sul em 21 dias, passando por inúmeras situações de dificuldades e de perigo
também, mas momentos inesquecíveis como por exemplo: quando se formava uma
tempestade monstruosa por entre os morros, a vista que tínhamos era
privilegiada; ou quando o sol nos massacrava junto com uma subida interminável
e de repente uma nuvem generosa nos dava uma sombra bem fresca; ou até mesmo
quando estávamos “no meio do nada”, passando próximos à algum vilarejo e
naquele silêncio, naquela paz, escutávamos a voz de algumas crianças gritando
ao longe: BRASIL !!!! pois avistavam nossas bandeiras à tremular com o vento, e
pulando na pequena varanda de suas casas nos acenavam animadas.
Em todos os
lugares por onde passamos, encontramos pessoas de todas as idades, curiosas e
entusiasmadas com o que estávamos fazendo, nos perguntavam se não estávamos
cansados, se estávamos fazendo algum tipo de promessa ou se éramos loucos...
Foi uma
experiência maravilhosa que me trouxe muito aprendizado sobre várias coisas
como:
- Organização com materiais, equipamentos e objetos pessoais;
- Cuidado com o próprio corpo e com a bike (pois ela é a
extensão do cicloturista);
- Aperfeiçoamento na técnica do pedalar (aproveitando
descidas para "ganhar" subidas);
- Aprendizado na parte de relaxamento “durante” a viagem, (no
ato de pedalar);
- Resistência física;
- Humildade.
Enfim, fiz uma viagem de bicicleta que exigiu muita
coragem, esforço físico, parte emocional, preparação e obstinação em alcançar
um objetivo.
Dediquei
inicialmente esta grande aventura a três pessoas que amei muito em minha vida e
que continuo amando, agora que já não estão mais entre nós:
Meu pai, Amauri Pedroso Ribeiro;
Meu avô, Afonso Franco Antunes;
Minha avó, Almedorina da Silva Antunes.
Quando cheguei
em Capão da Canoa, minha esposa me deu a notícia de que seu tio João, (aquele
de Goiânia), havia falecido no dia seguinte em que estivemos naquela cidade.
Neste momento, dedico estas linhas ao “seu João”, uma pessoa muito boa e
simples.
Agradeço à Deus
por ter nos abençoado e nos protegido em todos os momentos; agradeço também à
todos parentes e amigos, que direta ou indiretamente tiveram uma parcela de
participação ou contribuição, para que conseguíssemos concretizar este sonho.
Obrigado!
Júlio César
Antunes Ribeiro.
(FIM DO DIÁRIO
DE BORDO)
RESULTADOS DA VIAGEM EM
NÚMEROS:
DADOS DO COMPUTADOR:
Velocidade
máxima
registrada
|
Velocidade
média da viagem
|
Maior
distância
(diária)
registrada
|
Tempo totalde viagem(pedalado) |
odômetro
geral
(total em Km)
|
59. 5 Km/h
|
17. 8 Km/h
|
139.28 Km
|
132 horas
01 minuto e
07 segundos
|
2.314.6 Km
|
GASTOS DA VIAGEM:
Hospedagem
|
Alimentação
|
Manutenção
(bike)
|
Total
|
R$ 600,00
|
R$ 350,00
|
R$ 12,00
|
R$ 962,00
|
(ROTEIRO)
|
|||||
KM
|
CIDADE
|
KM
|
ESTADO
|
POUSOS/DISTÂNCIAS
|
DATAS
|
89
|
Brasília
|
0
|
DF
|
Saída –
(00 Km)
|
03/Jan/2004
|
Alexânia
|
30
|
GO
|
1º Pouso
(89 Km)
|
03 para
04 Jan
|
|
36
|
Abadiânia
|
GO
|
04/Jan
|
||
Anápolis
|
53
|
GO
|
04 Jan
|
||
19
|
Goiânia
|
GO
|
2º Pouso
(119 Km)
|
04 para
05 Jan
|
|
Aparecida de Goiânia
|
19
|
GO
|
05 Jan
|
||
34
|
Hidrolândia
|
GO
|
05 Jan
|
||
Professor Jamil
|
61
|
GO
|
05 Jan
|
||
86
|
Morrinhos
|
GO
|
3º Pouso
(133 Km)
|
05 para
06 Jan
|
|
Itumbiara
|
08
|
GO
|
4º Pouso
(86 Km)
|
06 para
07 Jan
|
|
18
|
Araporã
|
MG
|
07 Jan
|
||
Centralina
|
93
|
MG
|
07 Jan
|
||
107
|
Prata
|
MG
|
5º Pouso
(119 Km)
|
07 para
08 Jan
|
|
Frutal
|
50
|
MG
|
6º Pouso
(107 Km)
|
08 para
09 Jan
|
|
24
|
Fronteira
|
MG
|
09 Jan
|
||
Nova Granada
|
36
|
SP
|
09 Jan
|
||
44
|
São José do Rio Preto
|
SP
|
7º Pouso
(110 Km)
|
09 para
10 Jan
|
|
José Bonifácio
|
15
|
SP
|
10 Jan
|
||
60
|
Ubarana
|
SP
|
10 Jan
|
||
Lins
|
32
|
SP
|
8º Pouso
(119 Km)
|
10 para
11 Jan
|
|
35
|
Guaimbê
|
SP
|
11 Jan
|
||
Marília
|
67
|
SP
|
9º Pouso
(67 Km)
|
11 para
12 Jan
|
|
25
|
Ribeirão do Sul
|
SP
|
12 Jan
|
||
Ourinhos
|
27
|
SP
|
12 Jan
|
||
106
|
Jacarezinho
|
PR
|
10º
Pouso (119 Km)
|
12 para
13 Jan
|
|
Venceslau Braz
|
52
|
PR
|
11º
Pouso (106 Km)
|
13 para
14 Jan
|
|
71
|
Jaguariaíva
|
PR
|
14 Jan
|
||
Castro
|
21
|
PR
|
12º
Pouso (123 Km)
|
14 para
15 Jan
|
|
14
|
Carambeí
|
PR
|
15 Jan
|
||
Ponta Grossa
|
61
|
PR
|
13º
Pouso (35 Km)
|
15 para
16 Jan
|
|
45
|
São Luis do Purunã
|
PR
|
16 Jan
|
||
Curitiba
|
16
|
PR
|
14º
Pouso (106 Km)
|
16 para
17 Jan
|
|
78
|
São José dos Pinhais
|
PR
|
17 Jan
|
||
Garuva
|
35
|
SC
|
17 Jan
|
||
50
|
Joinville
|
SC
|
15º Pouso (129 Km)
|
17 para
18 Jan
|
|
Barra Velha
|
47
|
SC
|
18 Jan
|
||
52
|
Balneário Camboriú
|
SC
|
16º
Pouso (97 Km)
|
18 para
19 Jan
|
|
Biguaçu
|
22
|
SC
|
19 Jan
|
||
16
|
Florianópolis
|
SC
|
17º
Pouso (74 Km)
|
19 para
20 Jan
|
|
São José
|
77
|
SC
|
20 Jan
|
||
54
|
Imbituba
|
SC
|
18º
Pouso (93 Km)
|
20 para
21 Jan
|
|
Tubarão
|
75
|
SC
|
21 Jan
|
||
64
|
Araranguá
|
SC
|
19º
Pouso (129 Km)
|
21 para
22 Jan
|
|
Torres
|
23
|
RS
|
20º
Pouso (64 Km)
|
22 para
23 Jan
|
|
19
|
Arroio do Sal
|
RS
|
23 Jan
|
||
Arroio Teixeira
|
23
|
RS
|
23 Jan
|
||
Capão da Canoa
|
RS
|
Chegada
- (65 Km)
|
23/Jan/2004
|
ALGUMAS FOTOS:
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