Seguidores

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estrada Real

ESTRADA REAL
 
 
                          O Projeto da Estrada Real foi iniciado logo que eu retornei da Patagônia, no início do ano de 2009. Trabalhei por um ano no Projeto, juntando informações das mais diversas sobre cada vila que eu iria passar, sobre a história da Estrada Real, como ela foi aberta em meio às matas e com que finalidade... Quando iniciei a viagem, na cidade de Diamantina, me emocionei quando cheguei no marco zero da Estrada Real construído de concreto e da altura de um homem; bem alí, na saída da cidade, eu iniciava um enorme desafio de superação pessoal, que iria me reservar um teste muito grande na minha parte física e psicológica, pois o estado de Minas Gerais é repleto de morros, muuuitos morros e como a Estrada Real é tombada pelo patrimônio histórico da humanidade, ela não pode ser asfaltada o que tornou esta viagem extremamente difícil. Somente quando ela passa por perto ou por dentro de cidades maiores, aí então percorre-se pequenos trechos em asfalto.
                          Posteriormente, com a descoberta de diamantes na vila do Serro, entre 1725 e 1735, um novo caminho foi aberto pelas mãos de escravos, o chamado Caminho dos Diamantes, que inicia-se na cidade de Diamantina e estende-se até a cidade de Ouro Preto
                          O visual é simplesmente deslumbrante e a paz que eu experimentei em muitos trechos desta viagem foi algo surpreendente...
                           A minha idéia inicial era percorrer o Caminho dos Diamantes e o Caminho Velho. O Caminho Velho inicia-se em Ouro Preto e termina na cidade de Paraty no estado do Rio de Janeiro. Tive que terminar a viagem em Ouro Preto, pois logo nos primeiros dias já não consegui cumprir o roteiro que eu tinha montado e o tempo começou a ficar apertado, pois eu tinha que retornar ao trabalho... Fiquei muito bem hospedado na casa da minha prima Soraya que me deu todo apoio.
                           Pretendo posteriormente concluir esta travessia até Paraty no litoral do Rio de Janeiro...

ALGUMAS FOTOS:
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário